Projeto educacional e socioesportivo que, por meio da Lei de Incentivo ao Esporte, utiliza o futebol como fio condutor para o desenvolvimento integral – físico, psicológico e social de jovens de 8 a 17 anos.
Quem Somos
O Projeto Craque do Amanhã têm como padrinhos a atriz Juliana Paes e os jogadores de futebol Ibson, Vagner Love e Paulo Henrique Ganso.
O Craque do Amanhã reconhece o futebol como um grande potencial educativo, capaz de contribuir na formação da cidadania, combate à violência, respeito aos Direitos Humanos e inclusão social. E a partir disso é que o Craque do Amanhã adota estratégias didáticas e desenvolve metodologias participativas que trabalhem Olhar – Refletir – Agir, em três eixos principais: Família, Escola e Esporte.
Toda a ação metodológica do projeto é orientada a partir das premissas da UNICEF, presentes no Guia de Esporte e Cidadania, são eles: inclusão de todos; construção coletiva; respeito à diversidade; educação integral; rumo à autonomia.
Nossa Metodologia
Família: O impacto no eixo familiar vai além de provocar uma melhora no comportamento do jovem, e também se dá no envolvimento dos pais nas atividades de seus filhos e/ou dependentes, construindo uma relação de proximidade com o projeto e fazendo com que os valores trabalhados dentro de campo possam, de alguma forma, chegar às residências de todos os envolvidos.
A família é o modelo que será seguido ou utilizado como referência pelos jovens em sua trajetória e nesta perspectiva trabalhamos para o fortalecimento da relação entre parentes e o resgate de laços de afetividade entre estes. É fundamental cativar os responsáveis para um envolvimento ativo na vida das crianças e adolescentes.
Escola: A escola, além de ser um espaço de formação, tem um papel estratégico na vida das famílias. O Projeto Craque do Amanhã fomenta a relação qualificada dos jovens com a escola, zela para que cada participante do projeto tenha um bom desempenho escolar, fazendo-o perceber o quanto esta experiência pode contribuir significativamente para a sua vida e possibilitar que ele seja o agente de mudança dele mesmo, da sua família e da sua condição social.
Esporte: Através da prática esportiva é possível promover a socialização, rotina, cumprimento de regras, disciplina, trabalho em equipe, liderança, respeito, persistência, solidariedade e cooperação, além de proporcionar situações que motivem aprender com os erros e conquistar realizações. Estes valores, concretizados no jogo, são baseados em princípios que devem reger a educação de crianças e adolescentes. Os valores do jogo não são apenas ensinados para serem validados no esporte, mas sim para traçarem rumos, alargarem os horizontes e acrescentarem metas e meios de alcançá-los.